Monitoramento Sintético com Elastic Observability

Gerson Neto
3 min readOct 11, 2022

--

Free synthetic monitoring training using Elastic Cloud | Elastic Training

O monitoramento sintético é uma maneira de identificar proativamente a jornada do usuário, ou seja, mensurar o impacto do desempenho das aplicações web, obtendo a visibilidade completa do serviço, antes de impactar o usuário final. O recurso permite testar novas features dos sistemas e analisar se corresponde ao comportamento esperado. Um exemplo prático é o monitoramento de um sistema de compras, onde é possível monitorar todos os passos que o cliente realiza no site até colocar os produtos no carrinho e concluir o pedido.

Teste de jornadas do usuário — Elastic Observability

O monitoramento permite que você tenha a visão da disponibilidade dos serviços através dos dashboards prontos no Kibana, ou seja, avalie as principais métricas importantes para os negócios, como indicadores de nível de serviço (SLIs) e objetivos de nível de serviço (SLOs) para cumprir SLAs. Produza relatórios facilmente sobre o tempo de funcionamento e a confiabilidade dos seus serviços para as partes interessadas com insights em tempo real.

Dashboard de SLIs e SLOs — Elastic Observability

Com o Elastic Observability você consegue mensurar todo o serviço, desde a infraestrutura, aplicações, logs, experiência do usuário, até chamadas externas de endpoints HTTP, TCP e ICMP. Isso é possível, pois a solução da Elastic realiza as verificações de API lightweight que permitem contar com um monitoramento de disponibilidade globalmente escalável sem gastar muito. Com execução a partir de locais de teste privados ou infraestrutura própria.

Uptime and synthetic monitoring | Observability Guide [8.4] | Elastic

Para manter a rastreabilidade das aplicações, a solução da Elastic permite que seus dados de disponibilidade funcionam em conjunto com o contexto sofisticado fornecido por logs, métricas e traces, tornando mais simples ligar os pontos, correlacionar atividades e resolver problemas rapidamente, incluindo o uso de machine learning para identificar anomalias no ambiente e correlacionar todas as métricas numa visão holística do serviço.

Para maiores informações e detalhes de funcionamento do monitoramento, você pode acessar a documentação oficial através do link:

Use synthetic monitors | Observability Guide [8.4] | Elastic

Onde aprender mais?

Caso você queira aprender um pouco mais sobre o Elastic Stack, estou iniciando um canal no Youtube com o objetivo de explicar ao público iniciante, como instalar a solução e falar mais aprofundado sobre cada módulo que compõe a stack. Também existe a comunidade oficial da elastic e os grupos de meetups e telegram em várias cidades do Brasil.

Bem, espero que tenham conseguido extrair novos conhecimentos. Caso tenham alguma dúvida, sintam-se livres para em entrar em contato, ou deixar um comentário que irei responder assim que possível. Obrigado!

--

--

Gerson Neto

Amante de tecnologia e inovação, acredito que a tecnologia e a educação pode ser um meio para transformação digital, unindo pessoas para um mundo melhor.